SPC Brasil disponibiliza consulta ao Cadastro Positivo

quinta, 30 de janeiro de 2020
Cadastro Positivo permitirá concessão de crédito com juros mais baratos.

Entrou em operação no dia 15 de janeiro o Cadastro Positivo, novo banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores. Instituições Financeiras, comerciantes e empresários que trabalham com concessão de crédito poderão consultar o Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes, pois o SPC Brasil disponibilizou ao mercado o acesso ao banco de dados.
O mercado poderá consultar cinco tipos de informações, neste primeiro momento:
Índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas;
Índice de comportamento de gastos;
Índice de pontualidade de pagamento;
Score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento).
A empresa credora, poderá também acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo cliente, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos.
Lembrando que é preciso consentimento do próprio consumidor.

Degustação para associados:
Para associados ACISTI, e demais associações comerciais, o SPC Brasil divulgou que haverá um período de degustação, para associados que utilizam o faturamento mínimo conhecerem o sistema e experimentarem as vantagens.

O que é o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo reúne as informações de pagamentos que o consumidor já fez ou está fazendo, de forma segura. Esses dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a vida financeira recente dos compradores. O SPC Brasil, como empresa gestora de banco de dados, está autorizado pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo.
Com o Cadastro Positivo, o consumidor poderá ter acesso a juros menores e crédito com menos burocracia. Conforme ele paga suas contas, seu comportamento de pagamento é registrado em seu histórico.
Neste histórico, terá informações de pagamentos de financiamentos e empréstimos; compras a prazo; contas de luz, água, gás e telefone; assistência médica e odontológica; Internet e TV por assinatura; e mensalidade escolar.

Baixe gratuitamente o guia rápido sobre o Cadastro Positivo.