ACEs aprendem mais sobre a Fomento Paraná

quinta, 20 de fevereiro de 2020

O que é a Fomento Paraná, que linhas de crédito disponibiliza e quem pode se utilizar delas? Essas são algumas perguntas que um treinamento oferecido pela instituição busca esclarecer. O curso é levado a todas as regiões do Paraná e contribui para, além de deixar essa instituição financeira de economia mista do governo estadual mais conhecida, informar como ela pode ajudar a incrementar o desenvolvimento de empresas, dos mais diferentes segmentos, bem como do setor público.

Na região Oeste, o encontro aconteceu nesta semana na Acic, em Cascavel, e contou com a participação de representantes de 16 associações comerciais, que estão sendo capacitados para atuar como correspondentes da Fomento Paraná, e estarão aptos a disponibilizar aos empresários locais acesso as linhas de crédito da instituição e a programas como o Banco da mulher empreendedora. Os trabalhos são conduzidos por Juliano Bregoli e pelo analista Artur Coelho, que dá detalhes sobre operações e como as Aces podem disseminar informações sobre os serviços disponibilizados pela instituição. “Temos diferenciais interessantes, e dos mais competitivos, capazes de impulsionar negócios e projetos”, de acordo com ele.

A gerente da Caciopar, Rosane Schulz Ferreira, entende o valor dessa aproximação: “A Fomento, sem dúvidas, é uma parceira importante das entidades”. O consultor informou que ela conta com todas as operações e atividades submetidas às normas do Sistema Financeiro Nacional. “Essa condição assegura credibilidade e transparência na gestão de fundos e ativos financeiros”. A Fomento Paraná foi oficialmente criada em 1997.

Desenvolvimento

Trabalhando em sintonia com a política estadual de desenvolvimento regional, a Fomento Paraná fornece apoio financeiro a iniciativas de modernização e ampliação das atividades de pequenas e médias empresas e micros e pequenos empreendedores, do campo ou da cidade, de forma a estimular a geração de emprego e renda. A empresa busca também impulsionar o desenvolvimento de negócios na área de inovação e tecnologia, concedendo crédito a empresas de base tecnológica, inclusive as que passam por incubadoras.

A Fomento também atua com crédito ao setor público, como a partir do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Paraná, programa destinado à promoção do desenvolvimento urbano, de serviços básicos e bens públicos necessários à modernização da estrutura dos municípios. Os recursos são aplicados no financiamento de obras de infraestrutura, como a pavimentação de ruas, e na construção de equipamentos públicos como creches, escolas, quadras esportivas e barracões industriais, e também para renovação e expansão do parque de máquinas e equipamentos rodoviários dos municípios.

A Fomento Paraná tem ainda entre as suas atribuições a gestão financeira de fundos públicos estaduais, como o Fundo de Desenvolvimento Econômico, o Fundo de Equalização do Microcrédito e o Fundo de Aval Rural, e a gestão e cobrança da carteira de ativos pertencentes ao Estado do Paraná, oriundos do processo de monetização do Banco do Estado do Paraná – Banestado.

Fonte: CACIOPAR